Como vender uma empresa

Vender uma empresa é um empreendimento que dependendo do seu nível de experiência no assunto pode ser simples, mas para muitas pessoas vender uma empresa é sinônimo de dor de cabeça, com isso elas acabam optando por deixar que outras pessoas ou empresas façam essa tarefa.

Quando a venda da empresa é concretizada, você precisa ter em mente qual caminho seguir, como lidar com seu lucro e tomar atitudes sábias em suas negociações.

Acompanhe algumas considerações da Empresando que podem ajudá-lo a elaborar um plano:

Por que Vender uma empresa?

Quer se desapegar de seu negócio, mas por que? Esta é uma das principais perguntas que você deve responder a si mesmo para não se arrepender, também é uma das primeiras que seu comprador fará.

Seguem abaixo alguns dos motivos de venda:

  • Empresa faliu
  • Aposentadoria
  • Sobrecarregado
  • Não é rentável
  • Doença ou morte

Muitos empresários vendem seus negócios quando não é rentável, mas isso torna mais complicada a venda, com isso você deve fazer com que sua empresa torne-se atraente.

Alguns fatores que influenciam para atrair potenciais compradores:

  • Base forte de clientes
  • Contratos importantes com uma extensa duração
  • Aumentar os lucros

Avaliação da Empresa

Localize um avaliador de negócios para você saber qual o limite máximo e mínimo que poderá ofertar.

Preparação de Documentos

Reúna seus documentos financeiros e de impostos com mais de quarto anos para um contador revisá-los. Crie também listas de contatos de clientes, suprimentos e distribuidores caso tenha, também de tudo o que precisa ser reparado. Todos os documentos e informações que você conseguir reunir são importantes.

Potenciais Compradores

Quando se trata de venda de empresas, podem levar de semanas a meses pela espera de alguém interessado, quando encontrar mantenha quaisquer conversas sobre acordos registradas e mantenha-se firme em suas decisões, alguns contratam advogados para obter ajuda nestas atividades.

Manipulação de Lucros

Levar alguns meses antes de gastar todo o lucro da venda obtido é uma opção saudável, por que lhe dará tempo para pensar em diversas alternativas de investimentos.

Crie listas de planos, fale com profissionais sobre investimentos e tendências. Independente da decisão que você tomar, separe uma parte para manter guardada.

Conclusão

Vender uma empresa leva tempo e para alguns é um risco emocional, por isso a Empresando existe, para facilitar este processo através de anúncios de empresas de vários setores e perfis.